Ludoférias

Programas para as Férias Escolares

Nem só os adultos precisam de férias. Como toda a gente, também as crianças precisam de parar com o ritmo acelerado das aulas, dos trabalhos de casa e mesmo até das atividades extracurriculares. A ocupação do tempo das crianças é hoje de tal ordem que chegam a ter agendas tão carregadas como a de um adulto, diminuindo o exercício do direito de brincar, fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Ao brincar, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura nas quais está inserida, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questiona regras e papéis sociais. O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a auto confiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

As pausas letivas são por excelência um período de descanso e de lazer, mas também de novas experiências e aprendizagens não formais. Devem ser vividas com atividades que estimulem competências sociais, artísticas e desportivas, potenciem a criatividade e aumentem a sua autoestima e autonomia.

A Associação Gerações tem uma longa tradição nesta área. Através do programa Ludoférias temos dinamizado actividades e serviços que visam, por um lado, proporcionar às crianças tempos de férias atractivos e, por outro, apresentar-se como uma solução para as famílias, acolhendo as suas crianças nestes períodos. Para além das crianças que frequentam a nossa Instituição durante o ano, são muitas as que se inscrevem apenas para as Ludoférias.

Os tempos de férias são definidos por oposição aos tempos escolares. Assim, as Ludoférias ocorrem no Natal, na Páscoa e no Verão, com horários adequados aos tempos de trabalho das famílias (das 7h às 19h30), almoço e o acompanhamento é feito por uma equipa constituída por uma Professora de 1.º Ciclo, 1 Animador Sociocultural e outros técnicos de apoio.

No Natal passado, o programa de actividades foi diversificado e decidido em conjunto com as crianças, com actividades desportivas, oficinas de culinária, bijuteria, escultura, construção de velas, construção de brinquedos. Integrou ainda uma ida ao cinema e um piquenique.

Realizamos as Ludoférias da Páscoa e as Ludoférias de Verão. Das várias actividades a desenvolver destacamos aquelas que mais interesse suscitam nas crianças - a praia, a piscina, o acampamento, os torneios desportivos, as oficinas e os ateliês, as visitas e os passeios.

Queremos fazer das férias momentos enriquecedores para brincar, fazer amigos, descansar, crescer e aprender.