Apresentação

A Associação Gerações: associação de educação, solidariedade e serviços é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, pelo alargamento e expansão a novas dinâmicas e respostas sociais, através da adaptação e personalização da sua oferta, aposta na diferenciação dos serviços, reforçada pela sua imagem de rigor e competência, com vista à excelência, inovação e competitividade das organizações.

Quando criada em 1999, e registada no livro n.º 8 das Associações de Solidariedade Social em 6/11/2000 sob o n.º 110/2000 a fls. 97 verso, a Associação Gerações surgia na altura com a designação de Associação de Ludotecas de Famalicão. Entretanto, e enquadrada na evolução que a instituição registou nos primeiros 10 anos de actividade, surgiu a necessidade de em 2010 a designação da instituição ser revista, é ai que assumidamente a Direcção e os Associados da instituição votam unanimemente pela denominação “Associação Gerações: Associação de Educação, Solidariedade e Serviços”.

A Associação Gerações, tendo um âmbito de acção nacional, tem por objectivo geral promover e defender o bem-estar da população, principalmente daqueles que mais necessitam, proporcionando serviços de qualidade e excelência, através da criação, manutenção e gestão de estruturas de âmbito social, educacional, cultural, lúdica, desportiva e recreativa.

A Associação visa ainda a prevenção de situações de carência e desigualdade sócio-económica, de dependência, de disfunção, exclusão ou vulnerabilidade sociais, bem como, a integração e promoção comunitária das pessoas e o desenvolvimento das respectivas capacidades.

Desde Julho de 2004, a Associação Gerações tem a funcionar uma sala vertical de Educação Pré-Escolar, com capacidade para 25 crianças. No ano lectivo 2008/2009 este acordo foi alargado, tendo sido criada uma nova sala que permitiu ver alargado o acordo de cooperação de 25 para 50 utentes.

Em Setembro de 2004, com a aproximação do término do Projecto de Luta Contra a Pobreza Teia, a Instituição assumiu a gestão e o funcionamento da Ludoteca Itinerante, que ainda hoje mantém.

Desde Setembro de 2005, a Associação tem em funcionamento três salas de Creche: Berçário, Creche 1 e Creche 2, com capacidade total para 45 crianças.

Os períodos de férias escolares e as interrupções lectivas são momentos igualmente importantes na vida da Instituição. Nestes períodos, a necessidade de acolhimento das crianças é maior, logo, a resposta criada deve ser a mais diversificada e atractiva possível. Assim, a Associação Gerações organiza, nestes momentos, as Ludoférias, um conjunto de actividades lúdicas e de lazer, em contacto com a natureza, que garantem uma ocupação aprazível dos tempos livres.

Para além destes serviços, no último ano a Associação levou a cabo um conjunto de iniciativas no âmbito do centro comunitário que possui. O centro comunitário da Associação Gerações centra a sua acção na intervenção com e para as famílias, sem esquecer, contudo, a intervenção com cada pessoa enquanto individuo singular, mas com vista à sua integração plena no seio familiar e comunitário.

O centro comunitário, enquanto unidade de intervenção aberta para o exterior, engloba um leque de actividades e respostas diversificadas, de acordo com as expectativas sociais, nomeadamente serviços de psicologia, serviços de educação parental, o clube sénior, o centro educativo, entre outros serviços de apoio social e educativo de apoio à comunidade.