Seniores

Clube Sénior

O Clube Sénior é uma das várias respostas sociais que a Associação Gerações tem disponíveis, inaugurada no início do ano de 2010.

Com esta resposta a Associação ambiciona criar um serviço de qualidade no seio do nosso concelho para os seniores, promovendo desta forma um envelhecimento activo.

Presentemente, tem-se vindo a falar de envelhecimento activo e/ou bem sucedido, sendo que o próprio conceito engloba a participação social, económica, cultural, espiritual e cívica do indivíduo em todas as fases da sua vida. É importante difundir a ideia de que o envelhecimento é uma etapa que difere de pessoa para pessoa, conferindo-lhe a individualidade que lhe é própria, dignificando toda a pessoa e cidadão da comunidade.

Esta ênfase nos seniores justifica-se em grande medida pelo envelhecimento demográfico. Nos países ocidentais, actualmente, a esperança de vida é mais elevada, as condições económicas têm vindo a melhorar para um número cada vez maior de seniores, os cuidados de saúde estão mais generalizados, do que estavam há algumas décadas atrás, assim como, o acesso à cultura e à educação. O surgimento das reformas e pensões possibilita igualmente que os seniores se preocupem e dediquem a outras causas que não só a sobrevivência.

O Clube Sénior da Associação Gerações, surge então para colmatar estas necessidades, tendo como objectivos desenvolver o convívio saudável e útil entre os seniores, combater a exclusão social e proporcionar aos mais velhos a oportunidade de aprenderem, ensinarem e partilharem novas experiências. Pretendemos ainda promover a valorização social do sénior, que se traduz num conjunto variadíssimo de actividades, que sendo do interesse do sénior, permite a sua realização pessoal e social. Esta valorização social pressupõe um segundo princípio, o reconhecimento da necessidade de desenvolvimento pessoal, que passa pela realização de objectivos, aspirações, potencialidades, valorização das histórias de vida (experiências ou memórias afectivas dos idosos). Desejamos ainda superar a lógica paternalista de suprir principalmente as carências materiais dos seniores, e colocar a ênfase da nossa intervenção no Potencial Humano de todos os Seres Humanos.

Destacamos ainda que o Clube Sénior, pretende criar e dinamizar regularmente actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio. A dedicação do tempo a actividades de lazer, de desporto e de criatividade favorece novos espaços de socialização e de participação na vida social, política, económica e cultural. Na verdade, trata-se de um apelo à mobilização, ao continuar a fazer, ao criar, ao descobrir, enfim, ao viver. Neste sentido, ao longo do ano lectivo passado disponibilizámos as seguintes actividades: pintura, decoração de materiais, artes florais, informática, inglês, danças, aulas de Yoga, aulas de manutenção e reabilitação física (Hidroginástica, ginástica), visitas e passeios culturais a Arcos de Valdevez, Peniche, Vila de Óbidos e Nazaré, Vila Nova de Cerveira, uma semana de praia na Apúlia, entre outros.

Durante o presente ano lectivo pretendemos manter as actividades que leccionamos no ano anterior e acrescentar ainda algumas novidades, tais como disponibilizar aulas de francês e italiano, apostar em mais visitas e passeios culturais, promovendo assim um maior convívio entre os seniores, mensalmente será ainda criado um espaço dedicado à saúde e bem-estar com um tema alusivo a esta área, onde os seniores poderão esclarecer as suas dúvidas, entre outras actividades.

Em suma, a Associação Gerações compromete-se a promover o envelhecimento activo, apelando à participação da comunidade local neste espaço proficiente em experiências de vida. Atingir a chamada “terceira idade” significa o início de uma nova etapa da vida, que se bem preparada e estimulada pode ser promissora em termos de realização de projectos, planos e sonhos que foram adiados e que se se considerar o potencial de experiência e sabedoria, acumuladas pela pessoa Sénior, terá grandes benefícios.