Solidariedade

LS4.png

Loja Social "Mão Amiga"
Um serviço de apoio aos que mais necessitam

A Loja Social da Associação Gerações surge com o objectivo dar uma resposta às necessidades de famílias em situação de maior vulnerabilidade sócio-económica. Criada em Dezembro de 2010, a Loja Social é procurada por famílias mais carenciadas, desfavorecidas ou temporariamente em dificuldades que vivam situações de emergência e que requeiram uma solução imediata.

Desde que a Loja Social iniciou a sua actividade, de Dezembro de 2010 a Dezembro de 2011, o número de famílias que recorreram ao apoio foram de 55 famílias, sendo que destas 55, temos cerca de 20 famílias que procuram ajuda com periodicidade mensal, enquanto as restantes famílias pedem apoio numa situação pontual ou então recorrem ao serviço em meses em que estiveram com maiores dificuldades.

No que se refere à caracterização social, estas são famílias beneficiárias do RSI, famílias em que só um cônjuge se encontra a trabalhar, enquanto que o outro ou está a receber o subsidio de desemprego ou então não aufere nenhum rendimento, idosos com reformas baixas e ainda famílias monoparentais, onde só existe um rendimento para pagar todos os gastos familiares.

Estes pedidos advêm de famílias que residem nas freguesias de Antas, Calendário, Vila Nova de Famalicão, Brufe, Gavião, Vale de São Cosme, Requião, entre outras.

Ao longo de todo o ano, a Loja Social apoia as famílias através da doação de bens alimentares, como massas, arroz, farinha, leite, manteiga, azeite ou óleo, bolachas, cereais – estes alimentos dependendo dos bens que nos são doados, que tentamos repartir de forma justa às famílias.

Contudo, os bens procurados com maior frequência, são o leite, cereais, bolachas, conservas como atum e salsichas, azeite, açúcar, alimentos esses doados em menor quantidade. Temos ainda disponíveis roupas, brinquedos, bens para o lar, que poderão ser doados ou então adquiridos a baixo custo.

Neste Natal, a Associação Gerações, com ajuda de empresas particulares e cidadãos anónimos, conseguiu entregar 16 cabazes com o objectivo de melhorar o Natal destas famílias.

Critérios de Admissão/ Selecção

Primeiramente, é marcada uma entrevista com a Assistente Social com o objectivo desta conhecer melhor o utente que recorre à ajuda da Loja Social, assim como avaliar as suas necessidades.

Durante a entrevista são solicitados os documentos que comprovem a sua situação, como por exemplo o bilhete de identidade ou cartão de cidadão, cartão de contribuinte, cartão de beneficiário da Segurança Social, recibos comprovativos relativos aos rendimentos do mês anterior, o rendimento do agregado familiar referente ao ano anterior, comprovativos de desemprego, entre outros.

Os documentos pedidos são analisados e anexados à ficha de identificação de cada utente, que contem ainda os registos de acompanhamento desse mesmo utente (engloba a avaliação da evolução ou não da situação do utente). Assim cada família é alvo de um acompanhamento e avaliação periódica de forma a garantir uma distribuição e apoio equitativo.