Berçário e Creche

Berçário

Desde que nascem, os bebés aprendem activamente com todos os sentidos, através das interacções e relações com as outras crianças e adultos que os rodeiam e através da manipulação e exploração dos materiais e recursos que estão à sua volta.

Assim, na sala do Berçário da Associação Gerações, através de uma rotina adaptada às individualidades de cada bebé e um ambiente físico acolhedor e estimulante, são desenvolvidas diariamente actividades, nas quais os bebés se envolvem em experiências de aprendizagem que estimulam o seu desenvolvimento a vários níveis.

Em tão tenra idade a estimulação promovida é uma estimulação, acima de tudo, sensorial, onde os diferentes sentidos são diariamente trabalhados de forma a criar desafios aos bebés, que lhes permitam crescer e desenvolverem-se sempre mais.

Aproveitamos este espaço para lhes deixarmos ficar algumas dicas de estratégias de estimulação que poderá utilizar com o seu bebé (mas não se esqueça há mil e uma actividades que pode realizar, estes são apenas alguns exemplos):

berçarioWeb.jpg
    *    Estimulação auditiva: exploração de canções, vocalizações, sons da natureza, sons de animais, instrumentos musicais e brinquedos que produzam um som.
    *    Estimulação táctil: exploração de materiais e objectos com diferentes texturas, como por exemplo, livros de texturas.
    *    Estimulação visual: exploração de estímulos visuais com objectos luminosos e/com movimento.

Através das oportunidades de aprendizagem activa que são proporcionadas aos bebés, no berçário da Associação Gerações, estes começam a ganhar um sentido de si mesmos, começam a descobrir o mundo que os rodeia, mas descobrem também e principalmente quem são, descobrem e redescobrem o seu corpo, começam a construir a sua identidade.

Creche 1

Por volta dos 12 meses, quando os bebés começam a dar os seus primeiros passos, há um conjunto de novas competências e habilidades que começam a desabrochar.

Para que todo o crescimento e desenvolvimento dos bebés possam acontecer num ambiente acolhedor e harmonioso, a Associação Gerações investe não só nos espaços e materiais, mas principalmente nas relações humanas, nas relações que os adultos mantêm e estabelecem com cada uma das crianças.

4113.jpg
Desta forma, a equipa educativa da sala de creche 1 estabelece um ambiente psicológico seguro e acolhedor com as suas crianças, encorajando as suas tentativas de comunicação, incentivando-as na procura de novas descobertas e assumindo uma abordagem positiva de resolução de problemas e conflitos.

Mas, porque a par das relações sociais é igualmente importante que os adultos procurem organizar espaços de qualidade, na sala da creche 1 estão ao dispor das crianças diferentes espaços, todos eles com características muito próprias que lhes possibilitam diferentes níveis de aprendizagem, nomeadamente espaços para jogos, zonas calmas para repouso, espaços para iniciarem as suas brincadeiras de faz de conta e até mesmo espaço para que desde cedo possam desenvolver as suas capacidades artísticas.

O planeamento e preparação do dia-a-dia da criança são também uma das nossas preocupações, mesmo quando falamos de crianças tão pequenas. É importante que ao longo do dia sejam proporcionados momentos para que as crianças possam realizar diferentes tipos de actividades e brincadeiras, incluindo tempos dedicados aos cuidados de higiene e alimentação, tempo de grupo, tempo de exterior, tempo de escolha livre, entre outros.

Mas porque a educação das crianças não se faz isoladamente ao longo deste ano lectivo perspectivam-se várias actividades onde os pais e famílias vão participar e assumir um papel activo na educação das crianças, construindo assim laços importantíssimos entre a instituição e as famílias, entre todos os implicados na educação de cada uma das crianças que frequenta a nossa instituição.

Creche 2

Arrancou mais um ano lectivo, conhecemos uma “escola” com cores mais alegres e atractivas, uma nova sala, novos materiais, novas rotinas, novos amigos… Estamos numa fase de alguma ansiedade e muitas saudades das férias e dos tempos óptimos que passamos com a nossa família. Porém, também apresentamos um olhar cheio de curiosidade, desejo de conhecer, pesquisar, mexer, vasculhar, ...

A nossa sala, sala da Creche 2, apresenta cinco áreas de interesse com materiais e brinquedos diversos (área da casa, área dos blocos, área das artes, área dos livros e área dos jogos) e recebe crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos de idade, faixa etária que se caracteriza pela energia extrema com que testamos as nossas capacidades e limitações.

Durante o dia, a nossa rotina oferece-nos momentos para convivermos com todos os amigos numa actividade em grande grupo ou a brincarmos no exterior; para fazermos explorações e descobertas de materiais sentados à mesa em pequenos grupos; para escolhermos como brincar, com quem e com o quê, sendo que a organização da sala dos dá a certeza de onde encontrar determinado objecto; momentos para realizarmos a nossa higiene pessoal e para fazermos as nossas refeições.

creche 2Web.jpg

E porque as crianças têm desejo de crescer, saber e compreender as coisas à sua volta, o desenvolvimento do Projecto de sala deste ano oferecerá oportunidades às crianças para se envolverem em actividades pedagógicas de qualidade. Elas aprenderão tocando, mexendo, vendo as coisas pelo “avesso”, fazendo, experimentando, treinando, tentando, errando, melhorando, … em conjunto com os adultos que disponibilizarão materiais e apoio tendo em conta os seus interesses e envolvimento ao longo dos dias. Para tal, a Educadora pensará, planificará, tomará decisões, avaliará, melhorará, reflectirá, … sempre com o fim de lançar propostas educativas desafiantes para aplicação de capacidades e para a realização de aprendizagens novas, dando a possibilidade às crianças para crescerem e construírem um conhecimento sobre a vida.